terça-feira, 26 de agosto de 2008

Palestra com professor Mário Sá




Dando continuidade aos trabalhos de reorientação curricular que estão sendo realizados durante esse ano em todas as escolas da rede municipal, nossa escola recebeu o professor Mário Sá no dia 20/08/08, que apresentou uma palestra sobre Competência na Educação aos professores, funcionários e equipe diretiva. O evento foi extremamente produtivo para o nosso grupo. Gostaríamos de agradecer a presença do professor Mário Sá, que foi muito feliz em sua fala e à SMED que nos proporcionou esse momento.

Projeto Meio Ambiente

No ano de 2008 nossa escola está trabalhando com o tema meio ambiente através do desenvolvimento de diversos projetos. A abertura do projeto foi realizada com o plantio de árvores no dia do aniversário da escola e oficializada no dia 07/05. No primeiro semestre também houve a visitação dos alunos ao Arroio Barnabé e Obras do PAC nos dias 26 e 28/05. No dia 25/06 os alunos assistiram a palestra do representante da Secretaria do Meio Ambiente Cláudio Wurlitzer.





Encerrando as atividades do primeiro semestre tivemos um passeio de barco pelo Rio Guaíba através do Instituto Martim Pescador com os alunos do turno da manhã, no dia 10/07. Os alunos do turno da tarde terão a oportunidade de realizar esse passeio no dia 01/10.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Festa Julina 2008






Nossa festa julina aconteceu no dia 05 de julho, foi um sucesso, com muita música, dança e brincadeiras. Os alunos apresentaram o casamento na roça que fazia parte de uma tarefa da Gincana Junina. As turmas vencedoras da Gincana Junina foram: pelo turno da manhã a turma 72 totalizando 509.650 pontos e pelo turno da tarde 442.200 pontos. Parabéns!
Agradecemos a participação de todos os alunos, professores e funcionários que contribuiram para a realização desse evento.
Confira algumas fotos do que rolou...

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Visita ao Museu Egípcio






Nos meses de maio e junho os alunos visitaram o Museu Egípcio Itinerante no Shopping Total em Porto Alegre. A intenção da Mostra do Museu Egípcio Itinerante é levar ao mundo moderno a grandeza desta terra de poder e mistério, desencadeando um processo educativo e cultural com a sociedade. Desde os primórdios da cultura egípcia, que com a descoberta da Pedra de Roseta no Egito, e os estudos do francês Champollion, (1790-1832) que decifrou a escrita hieroglífica traduzindo uma nova luz, para esta civilização que continua influenciando e inspirando o mundo atual e ainda deverá fazer mais e mais pelo futuro.
São mais de 450 peças do acervo do artista plástico egípcio Essam Elbattal, o qual percorreu o mundo expondo suas peças, em paises da América do Norte, Japão e Alemanha.

Homenagem às mães






No dia 10 de maio a Escola Paulo Freire realizou uma homenagem ao Dia das Mães. Na ocasião os alunos realizaram diversas apresentações artísticas e mostra de trabalhos em homenagem à mães.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Aniversário de 08 anos da escola.






Como surgiu a Escola Paulo Freire

A comunidade do bairro Vera Cruz sempre lutou muito por uma escola que contemplasse todas as crianças da comunidade já que, a Escola Municipal Vera Cruz era pequena para atender toda a demanda que existia na época.

No final do ano de 1995 a Prefeitura de Gravataí entregou este prédio aonde hoje se localiza a Escola Paulo Freire para ser anexa à Escola Vera Cruz. Na época a diretora Elenir Dillius resolveu deixar as séries iniciais (1ª à 4ª série) funcionando no prédio antigo e as séries finais (5ª a 8ª série) funcionando no prédio doado pela Prefeitura. Sendo que a 7ª e 8ª séries eram anexas à Escola Getúlio Vargas, pois a Escola Vera Cruz só tinha autorização para funcionar de 1ª à 6ª série.

Mesmo com a ampliação da escola as dificuldades continuaram pois na ocasião a escola não possuía telefone e a administração tinha que se dividir entre os dois prédios. Devido a esses problemas a SMAD (Secretaria Municipal de Educação) resolveu criar uma nova secretaria no prédio novo e colocar uma vice-diretora para resolver os problemas mais de perto. Como a solução não trouxe o resultado esperado deu início o processo de separação das escolas.

No ano de 1999 o antigo anexo recebeu o decreto de criação 1ª a 8ª séries, houve a votação para a escolha do nome da nova escola, o qual foi escolhido Paulo Freire. No dia 29 de março do ano 2000 a escola recebeu a autorização de funcionamento. Na época a diretora provisória da escola era a professora Ivânia Maria Soutinho dos Santos.

No ano de 2000 foi indicada pela Secretaria Municipal de Educação a professora Vera Lucia Fernandes Munhoz para assumir a direção da escola até o ano de 2002. No ano de 2003 foi indicada a professora Neusa Teresinha Schmitz que dirigiu a escola até o final do ano de 2004, assumindo em seu lugar a professora Vera Lucia Fernandes Munhoz que permaneceu na direção da escola até o ano de 2007, tendo sido eleita em 2005.

No ano de 2008 a professora Analice Carbonera assumiu a direção da escola devido ao pedido de afastamento do cargo pela então diretora Vera Lucia Fernandes Munhoz.

No dia 29 de março deste ano, foi realizada a comemoração de 08 anos de nossa escola. Houve muitas apresentações, música e bolo.