terça-feira, 15 de julho de 2008

Festa Julina 2008






Nossa festa julina aconteceu no dia 05 de julho, foi um sucesso, com muita música, dança e brincadeiras. Os alunos apresentaram o casamento na roça que fazia parte de uma tarefa da Gincana Junina. As turmas vencedoras da Gincana Junina foram: pelo turno da manhã a turma 72 totalizando 509.650 pontos e pelo turno da tarde 442.200 pontos. Parabéns!
Agradecemos a participação de todos os alunos, professores e funcionários que contribuiram para a realização desse evento.
Confira algumas fotos do que rolou...

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Visita ao Museu Egípcio






Nos meses de maio e junho os alunos visitaram o Museu Egípcio Itinerante no Shopping Total em Porto Alegre. A intenção da Mostra do Museu Egípcio Itinerante é levar ao mundo moderno a grandeza desta terra de poder e mistério, desencadeando um processo educativo e cultural com a sociedade. Desde os primórdios da cultura egípcia, que com a descoberta da Pedra de Roseta no Egito, e os estudos do francês Champollion, (1790-1832) que decifrou a escrita hieroglífica traduzindo uma nova luz, para esta civilização que continua influenciando e inspirando o mundo atual e ainda deverá fazer mais e mais pelo futuro.
São mais de 450 peças do acervo do artista plástico egípcio Essam Elbattal, o qual percorreu o mundo expondo suas peças, em paises da América do Norte, Japão e Alemanha.

Homenagem às mães






No dia 10 de maio a Escola Paulo Freire realizou uma homenagem ao Dia das Mães. Na ocasião os alunos realizaram diversas apresentações artísticas e mostra de trabalhos em homenagem à mães.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Aniversário de 08 anos da escola.






Como surgiu a Escola Paulo Freire

A comunidade do bairro Vera Cruz sempre lutou muito por uma escola que contemplasse todas as crianças da comunidade já que, a Escola Municipal Vera Cruz era pequena para atender toda a demanda que existia na época.

No final do ano de 1995 a Prefeitura de Gravataí entregou este prédio aonde hoje se localiza a Escola Paulo Freire para ser anexa à Escola Vera Cruz. Na época a diretora Elenir Dillius resolveu deixar as séries iniciais (1ª à 4ª série) funcionando no prédio antigo e as séries finais (5ª a 8ª série) funcionando no prédio doado pela Prefeitura. Sendo que a 7ª e 8ª séries eram anexas à Escola Getúlio Vargas, pois a Escola Vera Cruz só tinha autorização para funcionar de 1ª à 6ª série.

Mesmo com a ampliação da escola as dificuldades continuaram pois na ocasião a escola não possuía telefone e a administração tinha que se dividir entre os dois prédios. Devido a esses problemas a SMAD (Secretaria Municipal de Educação) resolveu criar uma nova secretaria no prédio novo e colocar uma vice-diretora para resolver os problemas mais de perto. Como a solução não trouxe o resultado esperado deu início o processo de separação das escolas.

No ano de 1999 o antigo anexo recebeu o decreto de criação 1ª a 8ª séries, houve a votação para a escolha do nome da nova escola, o qual foi escolhido Paulo Freire. No dia 29 de março do ano 2000 a escola recebeu a autorização de funcionamento. Na época a diretora provisória da escola era a professora Ivânia Maria Soutinho dos Santos.

No ano de 2000 foi indicada pela Secretaria Municipal de Educação a professora Vera Lucia Fernandes Munhoz para assumir a direção da escola até o ano de 2002. No ano de 2003 foi indicada a professora Neusa Teresinha Schmitz que dirigiu a escola até o final do ano de 2004, assumindo em seu lugar a professora Vera Lucia Fernandes Munhoz que permaneceu na direção da escola até o ano de 2007, tendo sido eleita em 2005.

No ano de 2008 a professora Analice Carbonera assumiu a direção da escola devido ao pedido de afastamento do cargo pela então diretora Vera Lucia Fernandes Munhoz.

No dia 29 de março deste ano, foi realizada a comemoração de 08 anos de nossa escola. Houve muitas apresentações, música e bolo.